Utilizo o WordPress há mais ou menos dez anos, quando comecei a escrever textos sobre RPG (role playing game) para um blog do nicho. Foi o meu primeiro contato com o CMS e sua principal função era exatamente essa: Gerenciamento de blog. Com o passar dos anos e unindo minha experiência em desenvolvimento de sistemas pude me aprofundar mais no que o WordPress tem à oferecer.

Atualmente existem inúmeras plataformas para construir um site (sim, Wix, tô olhando pra você). Todas oferecem um suporte impecável na criação do layout, disposição dos textos e imagens, tudo o que você precisa pra desenvolver um site “você mesmo”. De fato pode ser um excelente opção para alguns tipos de trabalhos, mas a verdade é que, uma hora ou outra você precisará de mais, e é aí que entra o WordPress.

Veja também: WordPress ou Wix? Qual melhor opção para o meu negócio?

Vamos aos números do WordPress no mundo?

  • Aproximadamente 53% de toda a internet utiliza WordPress, desde blogs tipo Tumblr à grandes lojas virtuais;
  • O WordPress está disponível em praticamente todos os idiomas (são 169 ao todo);
  • 10% dos melhores sites da internet rodam com WordPress;
  • O WordPress é livre, você pode customizar o quanto precisar;
  • A base de pluginstemas é enorme e dificilmente você não encontrará algo que precisa;
Fonte: Built With Trends | Utilização de CMS

Mas porquê vemos tantos sites que não usam WordPress?

A melhor resposta é que o brasileiro gosta de se virar. Afinal, qual a vantagem em contratar alguém para fazer um serviço de criação de site se eu mesmo posso fazer um. Esse pensamento não é errado — até eu penso dessa forma vez ou outra. A questão é saber até aonde dá pra ir sozinho.

Pense na construção de uma casa. Pensando na sua segurança e de sua família, você com certeza vai chamar um pedreiro de confiança. Para um site ou sistema, a coisa funciona de forma semelhante. Se você vai guardar coisas ou informações que precisam de segurança, não dá pra fazer você mesmo, né?

Essa é a dica pra quem tem um negócio e precisa fazer um site. Se você precisa de um “pedreiro de confiança” pra fazer seu site, vamos conversar! Me chama no WhatsApp ou entre em contato na página inicial do site 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *